19 de Outubro de 2012

Este fim-de-semana pretendo fazer algumas coisas mais simples e que dêm menos trabalho e, espero ter a visita da minha "Lapinha" :)

 

Ontem, a minha mãe deu-me um ramo de alfazema para eu secar e por em saquinhos de cheiro para combater as traças. Estão agora a secar. Tenho é de arranjar um sítio melhor para secarem. Em cima do fogão é.... como que... chato para se fazer a comida.

 

Para mais, mais esta semanita e estarei uma semana de férias. Não serão férias propriamente ditas porque já tenho que fazer. Incluindo ir ao Alentejo no dia 1 com os meus pais (o que já é tradição).

 

Ontem também experimentei uma coisa. Piquei cebola, coloquei em caixinhas e congelei. Para os refugados deve ser bom. Não preciso de cortar cebola de propósito para gastar um pouquinho só. Para além de que, as cebolas já estão a começar a aprodrecer e são tão grandes e boas, doces, que dá imensa pena. Sei que vi esta dica num blog, não me lembro é qual. Experimento, depois digo o resultado. Ver se faço o mesmo com cuentros e salsa.

 

Este fim-de-semana quero também semear um vasinho de cuentros. Tenho sementes do ano passado que a minha tia me deu. Agora, como descobri que o beiral da janela da cozinha, no lado de fora, é largo o suficiente para colocar vasinhos pequenos, vou acomulando uma mini horta. Já lá tenho tomilho, tomilho limão e irei passar para lá a hortelã da ribeira (perfeita para a sopa de peixe). Esta "menina" tinha a doença do "pulgão". Então tive de a tirar da janela onde estava, cortar a rama e por um produto para mantar esses indesejados. Agora já está a ficar verdinha e bem bonita... (tenho falado com ela e dado miminho :o)

 

Tenho aproveitado muita coisa da horta dos meus pais, da dos meus sogros, e por vezes grandes amigas minhas também me dão coisinhas das hortas delas. Como é o caso da Teresa e da Rosa. Tenho massa de pimentão e oregãos para o ano todo graças a elas :) {#emotions_dlg.star}de coração, muito obrigada às duas{#emotions_dlg.star}E, como a simplicidade e amizade são feitas de pequenos gestos, também retribuo com coisinhas da horta ou bordados.

 

Ficam agora aqui umas fotos de algumas coisinhas que fiz lá para casa:

 

foto 1- Aos sábados costumo ir à praça de Loulé e a senhora onde compro a fruta dá-me sempre uma caixinha de madeira para eu arrumar as prateleiras da despensa. Fica tudo muito mais aconchegadinho. (Obrigada D. Vitalina)

 

foto 2 - Habituámo-nos a usar guardanapos de pano (ideia tirada do blog da Horta Encantada). São mais ecológicos, sai mais barato porque não estou sempre a comprar guardanapos de papel e ficam tão bem na mesa. Ponho-os enoaldos numa cestinha, em cima da mesa. Assim quando se sujam é só por para lavar e tirar um limpo. Simples :)

 

foto 3 - Estes oregãos belíssimos são de São Marcos. Oferecidos pela minha Rosinha e pela mamã dela, a D. Deolinda, um doce de senhora :) São de folha larga e óptimos para saladas de tomate. Já estão debulhados e enfrascados, mas os pauzinhos estão guardados para os caracóis e para temperar azeitonas... Por vezes, peço à minha cunhada para por os galhos na Bimby dela e trasnformá-los em pó... sempre se gasta depois nas sopas de peixes ou refogados.

 

Tenham um fim-de-semana delicioso e descansado {#emotions_dlg.blueflower}

publicado por luzesletrasimagem às 09:05

Rosa Santos:
Só boas ideias. Estás uma verdadeira fada do lar!
Os oregãos deste ano são mesmo muito bons, ainda bem que gostaste. Eu adorei o docinho de abóbora. :)

Aquela ideia da cesta dos guardanapos de pano é muito gira, fica uma mesa mesmo bonita.
21 de Outubro de 2012 às 22:15

mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Outubro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
13

15
18
20

21
22
25
27

29
30
31


arquivos
2013:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2012:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2011:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2010:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


blogs SAPO