Começam as aulas, começam as desgraças que refletem o estado do nosso ensino e organização interna.
O meu filho entrou este ano para a escola primária. E, para minha grande felicidade, havia a possibilidade dele se inscrever em algumas aulas extracurriculares, tais como Inglês, Ginástica, Religião e Moral e Música.
Logo no início do ano disseram-nos que não havia professores ainda porcausa da CML (passando à frente os motivos, porque o principal é sempre falta de dinheiro).
Hoje perguntei ao Coordenador da escola que me respondeu que continua tudo na mesma e que nem têm a certeza se vai haver para Outubro.
Quer dizer, o Governo assim dá, assim tira... para variar...
E não estamos a falar de algo a nível nacional, estamos a falar duma autarquia, que já foi considerada a mais rica do Algarve.
Acho muito triste ao que chegamos. Adarmos a mendigar aulas e actividades extra para que os nosso filhos tenham mais oportunidades para aprender e aplicarem tempo em algo que os afaste da "má vida".
Não posso e nem vou me queixar da escola, mesmo porque para mim é uma escola excelente, com professores que se não fazem mais é porque também não conseguem, com os poucos recursos que lhes dão. E acho que, com pouco têm feito imenso pela escola e pelos alunos. Nunca vi o meu filho chegar triste porque um colega, um funcionário, um professor foi agressivo, ou bateu, ou falou mal, ou porque a comida não prestava... sempre o vi feliz.
Por isso, fico imensamente triste quando as pequenas/grandes coisas como aprender/ensinar são levadas a passo de caracol pelos orgãos das autarquias, quando os nossos filhos podiam usufruir mais e melhor ao que têm pleno direito. Afinal eles vão ser os Homens e as Mulheres do futuro.
Já escrevi uma carta que seguirá, caso no início de Outubro ainda não souberem de nada na escola. E irei insistir até ter uma resposta, nem que seja: "Vá à m...."
Ajudem a divulgar. Pode ser que alguém "ouça" o apelo.